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Mundos Nativos

CULTURAS, HISTÓRIA E DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS

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COORDENAÇÃO

Maria Leônia Chaves de Resende

A área de atuação é o mundo atlântico ibero-americano (Portugal e Brasil/América colonial), com ênfase em história social e cultural. A linha de pesquisa a que se dedica é, principalmente, história indígena e assuntos correlacionados: viagens e viajantes, expedições e bandeirantismo, catequese e conversão, inquisição, conquista e colonização bem como discussões em torno de  religiosidade, mestiçagem, identidade e etnicidade –  objetos de investigação durante sua formação acadêmica. Mestre e doutora em História Social da Cultura pela UNICAMP, com estágio doutoral no Institute of Latin American Studies (LLILAS) / Universidade do Texas (Austin- EUA). Realizou o primeiro pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa (2007) e novamente, na mesma universidade, pelo Programa Europeu Marie Curie Actions – International Fellowships (2015-2016). Foi pesquisadora produtividade do CNPq e da FAPEMIG.  Atualmente é professora titular de História na Universidade Federal de São João del-Rei. Coordena a especialização em EAD “Mundos Nativos: saberes, culturas e história dos Povos Indígenas”.


DOCENTES

Alfredo Nava Sánchez


Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei (DECIS-UFSJ). Possui graduação em História pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad Nacional Autónoma de Mexico (UNAM) (2005) e em Antropologia pela Universidad Autónoma Metropolitana, campus Iztapalapa (UAM-I) (2017). Possui mestrado em História pela Facultad de Filosofía y Letras, UNAM (2010), e doutorado em História por El Colegio de Mexico (COLMEX) (2013).Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: História Sociocultural da América e Historiografia Comparada da América Latina. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Histórica e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social e Antropologia Histórica dos Povos Originários da América.


Cristiano Lima Sales

 


Doutorando no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2012). Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011). Graduado em Estudos Sociais/Geografia (Licenciatura) pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo (2007). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa, prática e docência: artes, história, geografia, arqueologia, antropologia, educação patrimonial e educação ambiental. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas – DAUAP, da Universidade Federal de São João del-Rei, trabalhando com conteúdos relativos à história da arte e da cultura, disciplinas de formação artística e outras com conteúdo transdisciplinar voltadas para a abordagem da cerâmica como elemento de caráter histórico-antropológico integrante da cultura material e do universo simbólico das sociedades humanas. Paralelamente à atividade acadêmica, dedica-se à carreira de ceramista, na qual procura fazer experimentações unindo pesquisa e prática artística.


Giovani José da Silva

Possui graduação (licenciatura) e mestrado em História pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1995; 2004), especialização em Antropologia: Teorias e Métodos pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso, 2001), doutorado em História pela UFG (Universidade Federal de Goiás, 2009). Foi professor adjunto da UFMS (2009-2013) e atualmente, desde 2013, é professor adjunto da Unifap (Universidade Federal do Amapá), atuando nos Cursos de História, Direito, Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia e no ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História). Na Unifap é acadêmico do curso de Licenciatura em Teatro, desde 2018. Foi pesquisador colaborador pleno do DAN (Departamento de Antropologia) e docente colaborador do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Terras e Povos Indígenas, da UnB (Universidade de Brasília), onde realizou estágio pós-doutoral em Antropologia (2012-2013), supervisionado pelo Prof. Dr. Stephen Grant Baines. Realizou, entre 2016 e 2017, segundo pós-doutorado (em História) na UFF (Universidade Federal Fluminense), sob a supervisão da Prof. Dra. Maria Regina Celestino de Almeida.


Gisele Cristina de Boucherville

Professora adjunta da Universidade Federal de Roraima (UFRR). É doutora em Educação pela PUC- Minas, com ênfase em didática, mestre em Educação, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), focando em espaços de aprendizagem e espaço turístico, graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2005). Atualmente trabalha no curso de Gestão Territorial Indígena, no Instituto de Educação Superior Indígena – Insikiran, da Universidade Federal de Roraima. Participa do Projeto Akka – Programa Institucional do Instituto Insikiran no Enfrentamento e Combate ao Novo Corona vírus – Covid-19 no Contexto dos Estudantes Indígenas da UFRR e das Comunidades Indígenas de Roraima. Desde 2010, vem trabalhando na educação a distância e na implantação de polos de educação a distância para a inclusão dos povos indígenas na Educação Superior. É membro do grupo de extensão Segurança alimentar dos povos indígenas. É membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Gestão Territorial Indígena, para a elaboração de um novo Plano Pedagógico Curricular que atenda as necessidades dos alunos indígenas.


Ludmila Gomides Freitas

Possui bacharelado em História (2001) e mestrado em História Cultural (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorou-se em 2014 em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência de pesquisa em História do Brasil Colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena, política e legislação indigenista na América portuguesa, Padre Antônio Vieira, história da escravidão. Entre 2014 e 2016 desenvolveu pesquisa de pós-doutorado (com bolsa PNPD) no Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na área de Filosofia da Educação. Foi professora substituta de História na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) entre 2017 e 2019, e na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) entre 2019 e 2020.


Maria Clara Santos

Doutora em Direito pela UFMG, com estágio doutoral no Centro de Direitos Humanos da Università degli Studi di Padova. Professora do Departamento de Ciências Sociais da UFSJ, integra a equipe do Observatório Urbano de São João del-Rei. Realiza pesquisas em políticas públicas e direitos sociais constitucionais e leciona História dos Direitos dos Povos Indígenas na especialização Mundos Nativos: Saberes, Culturas e História dos Povos Indígenas. 


Natália Gomes Turchetti Pereira

 

Licenciada, bacharel e mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São João del Rei. Minha pesquisa valeu-se da análise de remanescentes de cultura material produzida por indígenas. A abordagem adotada priorizou a interdisciplinaridade em razão da elaboração de uma etnohistória mineira. Atualmente, sou professora de Educação Básica pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e trabalho com turmas do Ensino Fundamental e Médio.


DISCENTES

Adelmo José da Silva Filho
Mestrando em História Ibérica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Historiador | Bacharel em História pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)


Carolina Bassi Simoni
Licenciada em História pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ);
Mestranda em História pela UNICAMP.


Daniela Semola Angonese
Graduanda em História – Licenciatura (UFSJ)


Fabíola Aparecida Silva de Resende
Graduanda em História – Licenciatura (UFSJ)


Gabriel Arriel Pedrozo
Bacharel em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2020);
Graduando em História pela Faculdade Católica Paulista (FACAP);
M
estrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (UFSJ).
Atualmente, dedica-se à Arqueologia da região sul do Estado de Minas Gerais, colaborando voluntariamente com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura da cidade de Lavras (MG), onde presta assessoria técnica arqueológica e oferece formação na área de Educação Patrimonial, em conteúdo específico sobre o passado pré-colonial e colonial da região. A minha pesquisa visa uma maior compreensão da ocupação e presença ameríndia no passado pré-colonial ao longo das margens do Rio Grande próximos aos municípios de Lavras e Perdões (MG). A partir das análises dos sítios e seus elementos remanescentes, tal como fragmentos cerâmicos, líticos e dentre outros, discutem-se os processos e a natureza da presença humana na localidade.


Júlia Rezende Barbosa Ferreira
Graduanda em História – Licenciatura (UFSJ)


Luiz Henrique Guimarães Senna
Graduando em História – Bacharelado (UFSJ);
Graduando em Direito – Bacharelado (UNIPTAN)


Silnara Kelly Santos Faustino
Graduanda em História – Bacharelado (UFSJ)


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